quarta-feira, 12 de junho de 2013

Zona Leste domina cenário da várzea de SP com 50% dos títulos em principal torneio

 A Copa Kaiser, torneio importante, e principal campeonato de futebol da várzea reúne nessa temporada um total, 192 times e mais de quatro mil atletas amadores vão buscar o título do torneio. Em sua 19ª edição, todas as atenções estarão na Zona Leste da cidade. Região mais populosa da capital paulista, é também o centro nervoso do futebol amador paulistano.
Só para compor o cenário: 50% do total dos times participantes vêm da região, que tem um sistema de disputa próprio. Metade dos títulos, também, vem de lá: o atual campeão Ajax, da Vila Rica, os bicampeões Botafogo de Guaianases (1997 e 2006) e Boa Esperança, de São Mateus (1996 e 2000), além de Nápoli, da Vila Industrial (2002), XI Garotos, de Ermelino Matarazzo (2001), Cruz Credo, da Vila Formosa (1998) e Paulistano, do Jardim Coimbra (1995).
Juntas, as outras regiões tem o mesmo número de títulos, com seis para a Norte, dois para a Sul e um para o Oeste. Esse domínio tem origem na estruturação prematura das equipes do leste da cidade. Apesar da Zona Norte ser mais tradicional, por ter sido ocupada há mais tempo, foi na ZL que começou a profissionalização da várzea.
“Há alguns anos, os times da Zona Leste estavam muito na frente do restante da cidade. Estavam dez anos adiantados, principalmente em termos de organização e investimentos.
 Hoje, essa distância diminui. Estão, talvez, três anos na frente.
 Mas ainda é a região mais forte”, admite Sérgio Ricardo, presidente do Pioneer, da Vila Guacuri, um dos dois times do sul da cidade a levantar a taça. Prova que a concorrência está se aproximando é o histórico de títulos.
Nos primeiros oito anos, o título só não ficou na ZL uma vez. Desde então, porém, só dois times conseguiram repetir a façanha. O último deles, o Ajax, quebrou a série de cinco anos de jejum. Graças, aliás, à força dos rivais.
"Na Zona Leste, se disputa uma outra Copa. Quando chegam as fases finais, junto com os times das outras regiões da cidade, os times da Leste chegam mais na pegada. Aqui é batalha em cima de batalha. A Zona Leste tem muito campo ruim e muito time bom. Isso nos fortalece", explica Robson Melo, técnico do Ajax. "Quem sai vitorioso da Leste está mais calejado para ser campeão".
A Copa Kaiser começa no próximo domingo, com 48 partidas.
 O campeão Ajax faz o jogo de abertura oficial, às 12h45, contra o Águia, de AE Carvalho, no estádio do Nacional, na Barra Funda.

Sem comentários:

Enviar um comentário