sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

É hora da copinha 2014!

Copa São Paulo de Futebol Júnior começa com 104 participantes

Uma das novidades é a presença do Kashiwa Reysol, do Japão, que estreia nesta sexta-feira contra o São Paulo

03 de janeiro de 2014 | 8h 00
Gonçalo Junior - O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - A Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de base do Brasil, começa nesta sexta-feira com o número recorde de 104 equipes, divididas em 26 grupos. Pela terceira vez, o torneio terá um clube japonês: o Kashiwa Reysol estreia contra o São Paulo, em Barueri, às 21h. Sua participação está ligada ao patrocínio da Copinha, feito por uma multinacional de produtos eletrônicos.
O inchaço do torneio deve-se, entre outros fatores, à antiga necessidade dos clubes de revelar atletas para consumo próprio ou, o que é mais comum, vendê-los. O atual campeão Santos, por exemplo, acabou de emprestar o meia Pedro Castro ao Espanyol. O lateral-esquerdo Emerson deve se apresentar com o elenco profissional e o meia Léo Cittadini será emprestado para ganhar experiência.
"Revelar atletas é essencial no nosso planejamento", avalia José Paulo Fernandes, membro do Comitê de Gestão. Do time que faturou o título, continuam apenas o volante Lucas Otávio e o atacante Neilton, que negocia com o Botafogo. O time, que fará a primeira fase em casa, será dirigido por Pepinho Macia, filho do ídolo Pepe.
Maior vencedor do torneio, com oito títulos, o Corinthians entra confiante no entrosamento, apesar de ter sido eliminado na segunda fase em 2013. A equipe de Osmar Loss disputou o Paulista e o Brasileiro Sub-20 e vem treinando para a Copinha desde novembro. O time também contará com o apoio da torcida em Limeira, onde vai disputar a primeira fase. Dos 30 inscritos ontem – cinco serão cortados até a estreia, no domingo –, o atacante Léo e o volante Ualefi já treinaram com o time principal.
O Palmeiras chega embalado pelo vice-campeonato do Brasileiro Sub-20 e também aposta no entrosamento para conseguir o título pela primeira vez. Uma das apostas é o lateral-direito Léo Cunha, que vem sendo observado por Gilson Kleina e pode ser promovido depois da competição. "A expectativa é boa, mas não podemos tropeçar porque são só três jogos na primeira fase", disse o jogador. O time jogará em São Carlos.
O São Paulo bota fé no talento do meia Gabriel Boschilia, vice-artilheiro do Mundial Sub-17, com seis gols, e também nos laterais Auro e Foguete, no volante Gustavo Hebling e no atacante Adelino. "São jovens ambiciosos, que podem trazer surpresas positivas na competição", explicou o técnico Menta.
No Rio, Vasco e Fluminense largam na frente. Campeão da Taça BH, o time vascaíno conta com o lateral-esquerdo Lorran, promovido dos juvenis ao principal, e aposta no bom desempenho do atacante Renato Kayser, cobiçado por outros clubes. No Flu, quatro atletas já foram chamados para atuar com os profissionais: o atacante Denilson, o zagueiro Marlon, o meia Lucas e o lateral-esquerdo Leo.
O Flamengo contará com o atacante Caio Rangel, recém-promovido do time sub-17. O jogador estava no elenco da seleção que disputou o Mundial Sub-17 no ano passado. O técnico da equipe, Cléber dos Santos, comemora o fato de poder contar com todos os jogadores que tem em seu elenco. O time venceu os dois amistosos preparatórios para a competição, contra o Audax e o Volta Redonda, ambos por 2 a 1. 
Já o Botafogo quer aproveitar a Copinha para apagar a má impressão deixada no último Campeonato Brasileiro Sub-20, no mês passado, quando o time do técnico Maurício Ferreira foi eliminado ainda na primeira fase.
Confira os grupos:
Grupo A - VotuporangaFerroviária-SP
Figueirense
Paysandu
Votuporanguense-SP
Grupo B - TanabiRio Preto-SP
Sport Recife
Tanabi-SP
Universal FC-AL
Grupo C - São José do Rio PretoAmérica-SP
Confiança-SE
Fluminense
Sabiá-MA
Grupo D - Monte Azul PaulistaBotafogo-SP
Ceará
Guaicurus-MS
Monte Azul-SP
Grupo E - MaríliaBrasília-DF
Internacional
Marília-SP
Rio Claro-SP
Grupo F - LinsGoiás
Linense-SP
Santa Cruz
São Mateus-ES
Grupo G - Novo HorizonteAmérica-RN
Coritiba
Novorizontino-SP
Villa Nova-MG
Grupo H - São CarlosFluminense-BA
Palmeiras
Piauí-PI
São Carlos-SP
Grupo I - BauruAquidauanense-MS
Flamengo
Noroeste-SP
Santo André-SP
Grupo J - PenápolisAtlético-PR
Mirassol-SP
Penapolense-SP
Rondonópolis-MT
Grupo K - LimeiraCorinthians
Inter de Limeira-SP
Tuna Luso-PA
XV de Piracicaba-SP
Grupo L - SumaréItuano-SP
Juventude-RS
Porto-PE
Sumaré-SP
Grupo M - TatuíDesportivo Brasil-SP
Guarani
Paraná Clube
São Raimundo-RR
Grupo N - IndaiatubaCRB-AL
Fortaleza
Ponte Preta
Primavera-SP
Grupo O - LouveiraAvaí
Goiânia-GO
Mogi Mirim-SP
RB Brasil-SP
Grupo P - AtibaiaAmérica-MG
Atibaia-SP
CSP-PB
Vila Nova-GO
Grupo Q - Taboão da SerraGrêmio
Luverdense
São Caetano
Taboão da Serra-SP
Grupo R - São Bernardo do CampoNáutico
Paulista-SP
Picos-PI
São Bernardo-SP
Grupo S - TaubatéCruzeiro
Itabiana-SE
São José-AP
Taubaté-SP
Grupo T - SuzanoAudax-SP
Lideral-MA
União Suzano-SP
Vasco
Grupo U - Ilha BelaArapiraquense-AL
Bahia
Comercial-SP
Portuguesa
Grupo V - SantosAlecrim-RN
Capital-DF
Criciúma
Santos
Grupo W - BarueriAuto Esporte-PB
Barueri-SP
Kashiwa Reysol-JAP
São Paulo
Grupo X - OsascoBotafogo
Ji Paraná-RO
Osasco-SP
Rio Branco-AC
Grupo Y - GuarulhosFlamengo-SP
Imagine FC LTDA-TO
Juventus-SP
Vitória
Grupo Z - São PauloAracruz-ES
Atlético-MG
Holanda-AM
Nacional-SP 

Sem comentários:

Enviar um comentário